Thursday, August 09, 2012

HOMENS, SANTOS E DESERTORES



A primeira vez que assisti foi em 2003. Era a segunda peça que assistia do Mário Bortolotto e do Cemitério de Automóveis. A primeira tinha sido o monólogo "Kerouac", que não fazia parte da companhia de teatro, Cemitério de Automóveis,  isso é uma longa história. Assistir essas peças causou um estrago na minha vida. Um estrago bom. É ótimo encontrar uns caras que falam tudo o que você sempre quis falar e não teve coragem, e nem talento pra isso.

Após quase 10 anos, estava lá mais uma vez, para assistir pela... nem lembro, já vi uma porrada de vezes essa peça. Era a primeira vez da Hadil. Naquela época em 2003, levei meu pai para assistir. Ainda naqueles meses levei minha mãe pra ver a "A Frente Fria que a Chuva Traz".
No dia da descoberta do "Kerouac", que eu não tinha a menor ideia quem era, estava com a mãe e o meu padrasto no Centro Cultural, convidei os para conferir, eles não tiveram o menor interesse, inclusive,acho que o meu padrasto falou aquela frase clássica:" teatro só tem mulher pelada e palavrão", algo assim, ele tinha dito. Mas eles viram que fiquei transtornado depois da "Kerouac", e acreditaram que eu tinha encontrado uma coisa só minha, saca?!

Voltando a 2012, legal encontrar o grande ator Nelsinho Peres, também fanático pela peça, para rever mais uma vez essa obra-prima do teatro brasileiro.

Eu só tenho uma dica pra vocês: não podem passar por essa vida babaca sem assistir essa peça!

Eu em 2003, não sabia o que queria da vida, não tinha namorada, não tinha um emprego(que novidade!), nem pensava em dirigir, faculdade não tinha a menor chance em fazer...

Em 2012, tenho uma namorada que na próxima sexta-feira vamos completar 7 anos! Tenho um( ou dois) empregos, me formei em jornalismo, hoje já consigo dirigir, continuo escrevendo minhas baboseiras aqui nesse blog, que lendo os prospectos do Marião naquela época, vi que ele tinha um tal de blog, não tinha a mínima noção do que vinha ser isso, entrei, e fiz o meu logo em seguida. Conheci uma pá de gente legal pra caralho. Sou amigo desse pessoal desde aquela época.

O Bortolotto desde então, virou meu amigo(que honra!), às vezes fico muito tempo sem dar uma passada nas suas peças, shows, lançamentos de livros, etc, mas eu sei que quando eu tiver chegando perto da parada, ele vai abrir um sorriso e mandar:" Fala,Pedrão!". E não preciso nem falar o tanto de filmes, peças, músicas, livros, séries que conheci através da sua pessoa, de seu blog,livros e etc. Dificilmente ele indica alguma coisa ruim, é claro que acontece, pois gosto é que nem bunda, cada um tem a sua, ainda bem!

O Mário Bortolotto, desde 2003, também passou por muitas coisas na sua vida, a principal:(talvez) porque ele poderia não estar mais estar escrevendo, vivendo e  fazendo essa peça "Homens,Santos e Desertores", foram os tiros que levou de um bandido em 2009. Foi uma sensação muito estranha quando recebi a notícia, creio que foi a época que mais tive dinheiro na minha vida, tava lá todo felizão, e meu pai(se não me engano), me ligou dando essa notícia, foi foda!

A peça continua cada vez melhor, me embrulha o estômago em várias cenas, passo meio mal, dessa última vez ,a hora que o Mário diz:"eu acho que vi a minha mãe sorrir" ... aquela cena é um direto no fígado, pra mim poderia terminar nessa cena que já seria uma coisa de gênio. Fico tentando imaginar como consegue escrever umas coisa dessas? O que será que viu, sentiu, leu...? Ele conta que num madrugada inteira escreveu essa peça só com uma garrafa de água do lado, sensacional!

O Gabriel Pinheiro, companheiro de cena do Bortolotto, cresceu em todos os sentidos desde que assisti a primeira vez, naquele ano de 2003, ele ainda era um moleque mesmo, hoje em dia é um homem fazendo um papel de garoto. A direção estupenda da Fernanda D'Umbra. A sonoplastia( a Hadil ao meu lado ficava comentando:" cada música legal,hein?!"), e a iluminação são de tirar o chapéu.

Bom, é isso aê, façam como eu, assistam trocentas vezes, comprem um livro do cara, tomem um trago com o vocalista da Saco de Ratos, e aí vocês decidem se vão ser Homens,Santos ou Desertores.



HOMENS, SANTOS E DESERTORES"

 "Homens, Santos e Desertores" às 21h. A venda dos ingressos (no esquema pague quanto puder) começa uma hora antes do espetáculo começar.

O espetáculo narra o rito de passagem da adolescência à vida adulta, através do encontro de dois personagens - um garoto, que não se sente à vontade em lugar algum, e um adulto, que vive recluso em meio aos seus livros - 
que não se enquadram nessa sociedade onde todos buscam a aceitação.

Texto: Mário Bortolotto
Direção: Fernanda D'Umbra
Com: Mário Bortolotto e Gabriel Pinheiro
Operação técnica: Walter Figueiredo e Pablo Perosa
Onde: Teatro Estação Caneca - Rua Frei Caneca, 384
Quando: quarta a sábado às 21h e domingo às 20h
Estréia: 01 de Agosto - até 02 de Setembro
Quanto: Pague quanto quiser
Café - Acesso para deficientes - 40 lugares 





HOJE NÃO TEM "HOMENS, SANTOS E DESERTORES"

"A temporada de "Homens, Santos e Desertores" sofrerá com três cancelamentos por conta de compromissos pré-agendados. Hoje não vai ter espetáculo porque a nossa banda "Saco de Ratos" toca no Sesc 

Campinas. Na próxima quarta-feira (dia 15/08) irei participar da Feira do Livro de Ribeirão Preto. E no dia 01/09 nossa banda "Saco de Ratos" lança o segundo CD no Sesc Belenzinho. Aliás, é o último sábado da temporada da peça, então já é legal avisar essa rapaziada que sempre deixa pro último dia pra assistir a peça pra não marcar touca dessa vez, pq depois só vai sobrar o domingo e o teatro é bem pequeno." 























Restaurante indiano na Augusta (pela primeira vez), delícia! Ver o Marcelo Montenegro andando na rua. Encontrar o genial Nelson Peres , conversar sobre futiba. Assistir pela milésima vez "Homens,Santos e Desertores"(cada vez melhor!). Trocar ideia com o poliglota Regis Santos e o Walter Figueiredo- vou ver se acho uma batata do Mcdonald's(aquela de miniatura) e dar de presente para o ator, Batata!

Caipirinha e Sex on the beach assistindo a vitória do verdão  com a minha amada, para fechar com chave de ouro o dia.















Na Estrada" foi uma decepção total. Esperava muito mais. Não senti emoção nenhuma. Pra falar de emoção, assistam(quando voltar em cartaz), o monólogo do Mário Bortolotto, "Kerouac".
Pra mim ainda o melhor filme do Walter Salles é o filme abaixo. E o Diários de Motocicleta(Luciana Martelletti) outro road-movie mil vezes superior ao "On The Road".


















Chupa,Brasil! Nenê não sabe acertar um lance livre! Queria saber o que faz da vida além de treinar esses arremessos?! E o Splitter idem! Espero que o técnico argentino não chame mais esses idiotas da NBA! Ah, nem precisa, vão inventar 70 mil desculpas para os próximos torneios, mas nas Olimpíadas do Rio, estarão todos prontos! Va Fan Culo!



No comments: