Sunday, November 18, 2012

DECEPÇÃO TOTAL

Desde 1994, 95, quando conheci Sepultura, sempre desejei assistir o Max Cavalera ao vivo. Em 1996 eu tinha o ingresso do último show(no Olympia)  com a formação completa e clássica, na época acho que bateu um cagaço e não fui. O Igor eu vi com o Sepultura  umas três vezes...

Tanto tempo se passou, o Max montou o Soulfly e o Cavalera Conspiracy com o seu irmão, Iggor(coisa mais ridícula acrescentar o G). 

O Sepultura com Derick nos vocais e Jean na batera(hoje em dia é o Eloy) continuava fazendo grandes shows. O Max demorou muito anos pra voltar ao seu país de origem(12 anos!), desaprendendo até a falar o português. 

Após fazer as pazes com o seu irmão(ficaram dez anos sem trocar uma palavra), montaram esse projeto paralelo dos dois, pois o Max possui uma carreira estabilizada com o Soulfy( 8 discos) e o Igor virou dj de música eletrônica(meus pêsames). 

Desde 2010, quando os Cavaleras abriram para o Iron Maiden, esse show realizado ontem, foi o terceiro. O Soulfly tocou no começo de 2012 em terra brasílis. 

Confesso que não estava muito animado com esse show. Anunciaram que o Slayer faria uma turnê com o Cavalera Conspiracy, como nunca fui muito fã do Slayer, tava meio assim assado para colar no show.

Mas quando anunciaram as três bandas brasileiras: Korzus, Ratos e Krisiun, não tive outra opção, se não ir a esse massacre sonoro.

Até aí tudo bem,  o problema foi quando começaram as patifarias...

O show seria realizado no Espaço das Américas no 17 de novembro. Comprei meu ingresso no Tuca, ao lado da PUC,-um ingresso caríssimo(ainda mais pra mim que nunca tenho grana)- na rua Monte Alegre, essa rua tem uma importância histórica pra mim: foi lá a minha primeira casa, quando meus pais eram casados, e eu nasci, morei um tempo em uma casa nessa rua.

Achei os olhos da cara o ingresso, mas valia a pena, seria um evento histórico, Ratos com "Sepultura" de novo, Max e Gordo juntos seria fenomenal. Nunca presenciei um show do Krisiun(poderia rolar uma participação do Gordo na música "Extinção em Massa" gravada no último álbum do Krisiun) , era hora de ver ao vivo os irmão gaúchos que estão cada vez mais em alta lá fora e fazem um som infernal. 

Muito bem, no sábado quando cheguei em casa, tomei um susto, evento cancelado(ah, antes disso já tinham transferido o show para o Via Marquês) , show do Cavalera só seria realizado em 2013. Que ótima notícia!

Nisso, começaram a surgir os boatos:" não vai rolar, não, não, não vai rolar, vai acontecer no buteco perto da minha casa..." e assim foi. Até que finalmente arranjaram um lugar, Cine Jóia, a casa de shows onde o Claustrofobia realizou a gravação do seu dvd. Gostei muito do lugar.

Pensei em pegar o meu dinheiro de volta(havia essa possibilidade), no entanto achei que seria uma oportunidade única de conferir os mineiros(?) e acabei fondo.

Aportei no pico às 18h00, uma pequena fila. Um loiro  palmeirense cabeludo andava pra lá e pra cá, ia orgulhar os irmãos Cavalera se o visse.

De repente surge uma van, era o Max, ele acenou para o público, senti uma emoção tremenda, vendo o cara ali que acompanho desde pivete, um dos meus maiores ídolos.

Após um tempinho, surge o Iggor carregando uma placa, parecia o setlist, não tava com a cara muito contente não. Mas tudo bem, o batera eu já cumprimentei umas duas vezes: no jogo do Palmeiras e na rua andando perto da casa da minha namorada.

Na fila troquei ideia com uma galera gente boa, Mauro Marques e sua namorada, eram de Santos, conversamos sobre a banda Surra. Um outro casal legal(não perguntei o nome) encontrei com eles no sebo ao lado do Cine Jóia, enquanto esperava o bonde passar, vasculhei o sebo; cds, discos, etc.

Toda hora pensava em desistir, acho que já tava pressentindo que ia dar merda. E uma fome desgraçada me assolava. 

Quando entrei, logo de cara avistei o Ritchie Cavalera(o enteado do Max) parecia estar cuidando do estande de camisas do Cavalera. Bem solícito, tirava fotos com todos. Pensei em comprar uma camiseta, mas 50 conto é tirar com a nossa cara! Vou na Galeria do Rock e compro por 20, no máximo.

Como no show do Claustrofobia eu havia ficado perto do bar, encostado, resolvi fazer a mesma coisa.

Lá conheci um cabra bacana chamado Nildo, velhão que nem eu(risos) e fã do Deftones, e louco por rock. Um casal que estava na minha frente na fila, por coincidência também permaneceu do lado da fera aqui.

O cara me contou que tem uma banda chamada Hmennon(acho que era esse o nome), já abriu pra grandes bandas, ill Niño, entre várias...  são de Jundiaí. Falei pra eles sobre o Muqueta, eles conheciam e curtiam a banda. Quase que vou com a minha camisa do Muqueta na Oreia nesse show, mas no evento passado(Pest Festival), eu a minha mina sem combinarmos estávamos com a peta da banda de Embu.

A primeira banda a  se apresentar foi a Worst, outra banda do Fernandão(Korzus,Pavilhão 9, Treta, Endrah), com todo o meu respeito, achei uma bosta. Tirando a lenda que é o Fernandão, o som é muito óbvio. E o vocalista(que é o batera do Presto? uma das minhas bandas prediletas) é fraquinho. Ele como vocalista é um ótimo baterista.(essa é nova, inventei agora).

O apresentador do show disse:"vamos mandar um salve para Ratos, Korzus, Krisiun, que representam o metal nacional", não sei se pegou bem essa "letra" do cara(uma hora fizeram um sinal pra ele que ele estava morto), pois essas bandas foram limadas do evento. João Gordo disse no Facebutt do Ratos que a Glória(seria ela a Yoko Ono do Metal?) não quer que ele encontre com o Max, realmente isso é uma vergonha, que mulher retardada filha da puta! Ela não vê que o seu próprio marido atualmente é uma figura grotesca, que espécie de mulher é essa?! Uma pena, pois nunca mais vamos ver o encontro histórico entre os "melhores amigos" nos anos 80, que faziam e aconteciam no metal/punk nacional, João Gordo e Max Cavalera.

Tudo isso, creio que serviu para me desanimar, quando o Max surgiu no palco, não senti a mesma emoção de quando vi pela primeira vez o meu outro grande herói da música, Bruce Springsteen. Não sei, parecia que o Max só estava ali pelo nome, não é uma banda(claramente, percebe-se que não existe entrosamento entre os integrantes da banda), totalmente diferente do Sepultura, que pode trocar várias vezes de membros, mas eternamente irão fazer o melhor show disparado.

Cai fora, consegui pegar o metrô a tempo, matei a minha fome e vim tranquilo pra casa. Existem coisas, sentimentos, que é melhor deixá-los guardados na sua época de infância, adolescência. Quando você se torna um homem, algumas coisas não fazem mais sentido. Infelizmente.

Mas ainda hei de tatuar o tribal do Sepultura.

Ah, última coisa: alguns retardados mentais que eu desejo todo o mal do mundo(citando o nome do álbum do Worst) começaram a gritar:" ao ao segunda divisão" quando os Cavaleras entravam no palco, eu berrei Palmeiras, não tava nem aí, bando de filho da puta, onde esses caras acham que estavam? Num estádio? Ainda bem que nenhum  otário veio falar merda, eu já tava tão puto, uma mistura de tristeza com ódio, que não me responsabilizaria por meus atos. 

Em todo caso, valeu, Sepultura! Ops, Max, Igor...

2 comments:

Macaco Louco said...

Entendo sua decepção Padrinho. eu poderia ter ido com vc, por isso que eu estava co raiva. Mas, depois de suas palavras, percebi que, na verdade, preferia valorizar o que é nosso de verdade. Uma pena não ver as bandas que iriam abrir. Krisiun, Korzus e RDP dão de 1000 a zero do que o CC. Esperamos que eventos como esse não aconteçam. 2012 não foi um bom ano para grandes novidades, foi uma bosta o que ocorreu em Maranhão, e agora isso? Acorde-me quando 2012 acabar! ciao!

Pedro Pellegrino said...

Pode crê! Tem que valorizar o que é nosso! Abraços.