Friday, December 28, 2012

ELES CONTINUAM BLUES




O primeiro álbum da banda Saco de Ratos, intitulado  Velhos Bêbados Barrigudos Tocadores de Blues"(nome tirado de um leitor que enviou um comentário para o blog do Mário Bortolotto reclamando que a banda não saía da mesmice), era ótimo, no entanto, a banda em seu mais novo trabalho evolui pra cachorro. Eles incorporaram o espírito desse lema acima e fizeram o segundo disco.

Na introdução, o ator Pereio diz o comentário do leitor, rechaçando que estão cada vez mais velhos, mais bêbados e mais barrigudos.

A segunda faixa(Vulgar) é um southern rock pra ninguém botar defeito. Com o guitarrista Fábio Brum incorporando os negros do Alabama. O refrão é um tapa na cara do amor meloso de hoje em dia:" você vulgarizou a palavra amor".

A música "Blues" é um poema digno das melhores obras do Bortolotto. Lembro a primeira vez que escutei essa linda canção;  no primeiro show da banda, após o Bortolotto sofrer os 3 tiros em um assalto. Foi uma celebração a vida e a  arte desse cara,(uma Mostra com a sua obra no Itaú Cultural). Quando as primeiras palavras desse poema foram ditas no Itaú Cultural acompanhadas pela excelente banda Saco de Ratos, percebi a força da música,e a presença de algo que não sei bem o que foi em cima do palco.

"Se Eu Tivesse Grana Hoje" e  outras desse trabalho seriam aprovadas por Cazuza, Bruce Springsteen, entre diversos grandes letristas do rock. A dupla Bortolotto/Brum é mais uma pra entrar no rol das seletas parcerias: Lennon/McCartney, Jagguer/Richards.

"Revendo Hitchcok" é uma composição com o poeta Marcelo Montenegro, não tem como não entrar dentro do refrão:" eu tô de bode, revendo Hitchcock"

"O Fundo do Prato" é uma belíssima canção de desespero."Dois Fantasmas", ficava melhor plugada, o solo do Brum nessa song era de arrepiar, talvez por ter tantos solos nas músicas do álbum, eles optaram por fazer só voz e violão. Mas mesmo assim a música não deixou de perder a sua qualidade.

"Deprimido" é a faixa que todo cara infeliz deveria cantar para a sua namorada.

Uma vez falaram que as músicas da Saco de Ratos narram  as nossas vidas. É bem por aí.

"Parmegiana Song", é mais uma parceria com o grande poeta Marcelo Montenegro. A surpresa dessa música é o vocal do Marcelo Watanabe. Além de um exímio guitarrista, ele possui uma bela voz. Uma das músicas mais lindas que ouvi. A letra é uma obra prima.

"Com o Outro Na Sua Boca", fecha o cd, com uma homenagem a traição.

Sim, é verdade, não traia seus instintos, a Saco de Ratos é uma banda de rock e pronto.

Obs: não posso esquecer de citar a cozinha coesa da banda: Fábio Pagotto(baixista e backing vocals) e Ritchie Vecchione(baterista) formam essa que é uma das melhores bandas do Brasil. Mas é claro que não vai tocar na MTV e nem nas rádios rock.



Site: www.sacoderatos.com.br

Faixas do Cd:

Introdução Pereio
Vulgar
Blues
Se eu Tivesse Grana Hoje
Revendo Hitchcok
O Fundo do Prato
Dois Fantasmas
Deprimido
Parmegiana Song
Balada do Velho Quarteirão
Augusto Sérgio
Temporal
Com o Outro Na Sua Boca

Mário Bortolotto-voz
Fábio Brum-Guitarrista
Marcelo Watanabe-Guitarrista
Fábio Pagotto-Baixo e vocais
Rik Vecchione-Batera







Essa música vai estar no terceiro disco.

No comments: