Thursday, March 07, 2013

NÃO TÃO COMPLICADO DEMAIS MAS NEM TÃO SIMPLES ASSIM

Com 14, 15 anos, eu estava "descobrindo" o rock. Já tinha escutado quase todos os clássicos em vinil do meu pai. Comecei a frequentar shows. Ficava maravilhado com tudo. Um dos primeiros shows que assisti foi do Offspring no Olympia. Abertura do Charlie Brown Jr. Na época, a Rádio 89fm começou a tocar o primeiro grande sucesso da banda "O Coro Vai Comê". Com tantas bandas nacionais fazendo sucesso na época, com tantas músicas mexendo com a minha cabeça, nunca imaginei que depois de 15 anos mais ou menos essa banda se tornaria uma das mais famosas do rock brasileiro. 

Lembro que meu amigo Carlos Eduardo Nonato vivia me fazendo a pegadinha:"meu, tu não sabe o que aconteceu?!", eu caia nas primeiras vezes, e depois comecei a aplicar nas outras pessoas. Por sinal, bela manchete de hoje do jornal Lance.

Em 95, 96, estava naquela fase de:"acha a música legalzinha, vai lá e compra o cd", fiz isso com o Charlie Brown. É claro que gostei das outras músicas. "Tudo O Que Ela Gosta De Escutar" eu ouvia apaixonado por uma garota, e berrando na cara dela em uma festa o refrão dessa canção. Eu só fiquei com o refrão e um copo de ponche. Ah, e um bonito casaco do meu primo-irmão, tenho até hoje, fazia um frio danado naquela noite.

Fui acompanhando a banda, não sendo um fã radical e nem desprezando a banda, mas eu comprava todos os discos. Devo ter uns 5 álbuns. No ano passado comprei uma coletânea deles.

O Chorão tinha as mãnha de escrever canções que ficavam na nossa boca, ele era um ótimo compositor pop. Não era fácil, e ainda não é hoje em dia escrever músicas que durem uma eternidade.

Gostava bastante dele. Gostava mesmo. Talvez por ser uma pessoa emotiva, sensível que nem o mané aqui. Uma vez presenciei uma discussão de uma banda, o batera virou pro vocalista e disse:" é foda, eu sou muito sensível", o vocalista contra- argumentou:"porra, todos nós somos sensíveis, por isso nós somos músicos". Aquela frase ficou na minha cabeça. Por isso admiro pra cacete esses músicos. E pessoas sem emoção pra mim não são nada.

Chorão era um dos mais fodas frontman do rock nacional. Escreveu roteiros para o cinema. Preciso assistir o filme "O Magnata".

Voltando à 1996, naquele ano incrível eu vi o Charlie Brown uma pá de vezes, brincava que a banda me perseguia- tava na praia, rolava show dos caras, ia para um festival de música clássica, o Chorão estava na plateia.

Pensando com os meus botões, acho que o CBJ foi a banda que acompanhei do início ao fim. As minhas prediletas bandas do rock brasileiro já tinham começado quando iniciei no rock. O Raimundos já tava no segundo disco, o Titãs só fazia música ruim, o Sepultura estava no auge. Os santistas estavam dando o start mesmo, acho que é por isso que sempre admirei os caras. Cresci junto com eles. Infelizmente, o ciclo terminou.

Uma vez meu velho me disse que ,numa formatura de ginásio(ou colegial), a escola colocou essa música, e o que se viu, foi uma comunhão de esperança entre jovens com as bonitas palavras do Chorão.

Fica na paz, brother.




"Que bom viver, como é bom sonhar
E o que ficou pra trás passou e eu não me importei
Foi até melhor, tive que pensar em algo novo que fizesse sentido

Ainda vejo o mundo com os olhos de criança
Que só quer brincar e não tanta responsa
Mas a vida cobra sério e realmente não dá pra fugir

Livre pra poder sorrir, sim
Livre pra poder buscar o meu lugar ao sol

Livre pra poder sorrir, sim
Livre pra poder buscar o meu lugar ao sol

Um dia eu espero te reencontrar numa bem melhor
Cada um tem seu caminho, eu sei foi até melhor
Irmãos do mesmo Cristo, eu quero e não desisto

Caro pai, como é bom ter por que se orgulhar
A vida pode passar, não estou sozinho
Eu sei se eu tiver fé eu volto até a sonhar

Livre pra poder sorrir, sim
Livre pra poder buscar o meu lugar ao sol

Livre pra poder sorrir, sim
Livre pra poder buscar o meu lugar ao sol

O amor é assim, é a paz de Deus em sua casa
O amor é assim, é a paz de Deus que nunca acaba

O amor é assim, é a paz de Deus em sua casa
O amor é assim, é a paz de Deus... que nunca acaba

Nossas vidas, nossos sonhos têm o mesmo valor
Nossas vidas, nossos sonhos têm o mesmo valor

Eu vou com você pra onde você for
Eu descobri que é azul a cor da parede da casa de Deus
E não há mais ninguém como você e eu"

2 comments:

Clessio Bomba said...

Meu velho... ele mesmo escreveu: "Não deixa o mar te engolir"... que aliás é um dos meus sons prediletos do CBJ... pois é: ele foi engolido

Pedro Pellegrino said...

Complicado,Clessio. O cara tem várias frases da hora, diz aí?! Uma pena. Mais um cara bacana que vai, enquanto o lixo continua por aí.