Friday, December 09, 2005

UMA NOITE EM SEATLE(BETTER MAN)






"As nuvens parecem as mesmas de Seatle , esse clima chuvoso..." Eddie Vedder comentando sobre o tempo no primeiro show do Pearl Jam em São Paulo.
São Paulo, 2 de Dezembro , 4 e meia , quando entrei no Pacaembu nem acreditei que iria ver um show do Pearl Jam.
Tinha comprado arquibancada , mas queria ir de pista, acabei dando minha arquibancada e mais 70 reais para ficar na pista.
Alguns vão dizer que arquibancada é mais tranquilo , foda-se , eu gosto de ficar no meio do povo.E ali que está o tesão do Show.Na pista você sente mais o show, é que nem em jogo de futebol , quando eu vô , gosto de ficar na Mancha Verde pulando que nem um louco , cantando, sempre volto pra casa acabado, tem hora que nem assisto o jogo, como diz meu amigo Paulo Mussarela , "o Pedro vai pra cantar", foda-se , eu tô lá pra me divertir , e o meu jeito é assim.Em show é a mesma coisa, a diferença,é que tem o telão pra olhar.
Fiquei perto do palco , não tanto como queria , mas tá valendo.Quando os integrantes do Pearl Jam foram entrando , me arrepiei pra caralho, uma sensação louca , uma banda que acompanho desde os meus 13 anos , ver os caras ao vivo é foda!
Antes do Pearl Jam entrar , a banda de abertura foi o Mudhoney, punk total.Mark Arm que não faz muito tempo veio tocar em São Paulo com o MC5 , parecia estar curtindo tocar pra tanta gente.Apesar da maioria das pessoas não conhecerem o Mudhoney.Mudhoney é obrigatório ter pelo menos um disco deles para saber como o Grunge começou.Aliás, esse nome Grunge foi o próprio Mark Arm que deu.Mudhoney é um rock sujo,a música de maior sucesso deles é "Touch me I`m sick" , dá pra sacar como é o som dos caras.
40 mil pessoas no Pacaembu.40 na sexta e 40 no sábado.Eu falei que ia nos dois dias , não consegui porque fiz a besteira de demorar para comprar o ingresso de estudante , aí já era.Acho que não iria aguentar ir nos dois dias , porque no sábado após o show de sexta , estava acabado.Exagero na empolgação, volto uns dois quilos mais magro, isso é bom(haha).Se fosse nos dois dias teria que maneirar em um para poder aguentar no outro.
Mas só um show já foi inesquecível, ficará na memória para sempre.Nem preciso de dois shows , é lógico se eles vierem de novo , eu já tô lá.O show de sexta foi como eu sempre sonhei.
Diversos tipos de camisetas da banda , uma hora sobrou uma camiseta mó bonita do meu lado , estavam perguntando de quem é , o dono não apareceu , por um momento achei que a camiseta iria ficar pra mim, e a estampa era da capa do Binaural , bonita pra caralho , uma nebulosa.Vários estandes de camisetas diferentes daquelas que vemos na Galeria do Rock , com certeza é a banda que escolhe os desenhos , talvez seja até o Stone Gossard(guitarrista do Pearl Jam ) que desenhe algumas, nos encartes dos discos do Pearl Jam ele desenha várias coisas.
Comprei uma capa de chuva , um hot-dog , uma água e fiquei zerado e isso era 4 e meia da tarde , pensei "como vou voltar pra casa?" , que se foda , depois penso nisso.

Começou a chover bastante , só fui me lembrar da capa no final do show do Pearl Jam.Suor , chuva , recebendo gotas de cerveja na cabeça , isso é rock and roll.

Eddie Vedder entra com um vinho no palco , a multidão vai a loucura.Todos da banda envelheceram bastante , muito diferente da primeira vez que vi o clipe Even Flow na MTV.Na época , os integrantes do Pearl Jam eram cabeludos.Hoje , Stone Gossard(guitarra) cabelo curto e ostenta uma barba , Jeff Ament(baixo) com seu estilo sossegado , se não me engano foi o primeiro da banda a cortar as madeixas, Mike Mccready foi o que envelheceu mais rápido , teve uma hora que fiquei me perguntando se era ele mesmo, será que alguém não tinha o substituído? Até que deu um close no telão e vi que era o próprio.Mike Mccready teve um doença fudida , não lembro o nome , ainda bem que o cara ta firmão tocando a sua bela guitarra , tocando não , fazendo chover.Matt Cameron o ex-baterista do Soundgarden(peraí , era baterista do Soundgarden e agora do Pearl Jam , o que mais esse cara quer?)também possui um cabelo curto , acho que nem na época do Soundgarden ele tinha cabelo comprido.A formação do Pearl Jam mudou quase nada , só de bateristas que eles mudaram três vezes.Os bateristas do Pearl Jam foram: Dave Krusen, Dave Abbruzzese , Jack Irons(muitas vezes Eddie Vedder disse que foi Irons que fez a banda desistir da idéia de acabar ) e finalmente Matt Cameron.

Mas aí quando todos achavam que Eddie Vedder viria também com um cabelo curto , porque nos últimos clipes ele estava com cabelo bem curto (chegou até a fazer um moicano) aparece o último dos moicanos do rock, com cabelo comprido e uma barba , du caralho!

“Pedro , mas que merda que você ta falando de cabelo?” eu sempre achei legal cabelo comprido , tentei deixar , ficava sempre uma bosta.Quando eu era pequeno o meu cabelo era loiro e liso , hoje , estou ficando careca , coisas da vida.

Sempre achei cabelo comprido símbolo de rock and roll , se bem que tem gente que usa e nem sabe o que é rock.

Bom , chega de falar de cabelo , vocês já entenderam que acho bem louco ter cabelo comprido.Ah , última coisa , uma vez fiz um dread-lock , pensei, agora é a minha chance de ter cabelo comprido , fiquei umas duas horas com o dread , imaginem como ficou bom , tive que raspar a máquina a zero.

Agora voltamos ao que interessa.O Pearl Jam começa o show com “Go” , a primeira música do segundo álbum(Versus) deles.PUTA QUE PARIU!! Não teria melhor jeito de começar do que essa canção.Foi o primeiro cd do Pearl Jam que comprei , na verdade foi meu primo-irmão Rodrigo que me deu, eu só gostava da música “Daughter”.Aí fui ouvindo o disco inteiro e me tornei um fã.Depois que me liguei que “Alive”, “Jeremy” , “Black” eram da mesma banda.

O bicho pegou logo na primeira música, entraram pra detonar , sem frescura , olhei para trás o estádio inteiro pulando , que animal!!!

Era uma música melhor que a outra, para quem tem todos os cds da banda , é fácil cantar junto.Lembro na sexta série eu indo na escola com a camiseta do Eddie Vedder cantando e sempre me perguntavam quem era esse cara , sem comentários.

Foi nessa época que me tornei um rockeiro.Ia na escola todo dia com camiseta de rock , usava pulseira , colar , anel , corrente , fingia que era de uma banda.Esse sempre foi um dos meus maiores sonhos , montar uma banda , nunca se concretizou , que se foda , acho que pelo menos posso escrever sobre elas.

Foi nessa época que descobri que o rock era uma das minhas fugas, quando tudo dava errado , era pra ele que eu me confessava.

Antes do show do Pearl Jam começar , lembrei dos primeiros discos clásssicos que meu pai me mostrou:Led Zeppelin , T.Rex, Grand Funk e por aí vai.

Ainda bem que meu pai não me chamou num canto e disse:”filho , vem cá quero te mostrar esses discos de pagode”.

Rock and roll é isso que tem na minha alma.

O Pearl Jam tocou os seus maiores clássicos , ficou faltando Daughter , Dissident , elderly woman behind the counter in a small town , Daughter incluíram no set-list de sábado, sem problemas , dá próxima vez eu vejo eles tocando.”Quem sabe daqui a uns dois , 3 anos , a gente não volte , 15 não , talvez um ano”Eddie Vedder.

Eddie Vedder falou bastante em português , um cara do meu lado disse”ele fala melhor português do que o Derik do Sepultura”.Uma garota do meu lado comentou que estava no Pacaembu desde a quinta-feira , estava lá na frente , passou mal e teve que ir para trás.

Na saída do show , ouvi um garoto falar “tem mina que paga 150 reais pra ver o show , desmaia na primeira música e vai pra casa”.

Dois irmãos japoneses cabeludos do meu lado eram umas figuras, quando começou o pogo , um deles , o mais velho , queria que parasse as rodas , ficava gritando “para essa merda!” como ele iria segurar uns 100 caras eu não sei.Uma mulher bêbada pra caralho , quase que cai na chão , segurou na minha mão e deu um sorriso.

Agora foi a vez do irmão mais novo japonês aprontar( eu to supondo que eram japoneses ,normalmente quando eu acho que é japonês é chinês , quando eu acho que é coreano é japonês) , o cara tava muito apertado , pegou um copo de plástico e mijou lá mesmo , depois foi jogado o mijo devagarinho no chão , aí passa uma mina e fala”que cheiro de xixi” demos muita risada.

Uns malucos fizeram uma pirâmide e depois espatifaram no chão , o barulho parecia de um terremoto , o estádio inteiro aplaudindo os caras se fudendo.

Eddie Vedder pergunta se está tudo bem, “Parece que algumas pessoas estão com um problema , cuidem bem um dos outros”.Desde o show na Dinamarca que morreram 9 pessoas esmagadas o Pearl Jam se preocupa muito com a segurança , percebi que um negão gordão ficava olhando para o público e qualquer problema ele avisava a segurança.A música Love Bout Captain” do álbum Riot Act fala dessa tragédia.

Acho que se Eddie Vedder falasse agora vamos começar a correr , as pessoas iriam obedecê-lo.O cara é foda!Ele canta de um jeito fácil , sem esforço , parece que é moleza , nasceu com o dom.



Percebi que Eddie Vedder ficava olhando para dentro do palco e mandando tchau , imaginei só pode ser a filha dele , não deu outra , li no Jornal que era a filha e que estava com um protetor de ouvidos.Lembrei da cena em que Max Cavalera pegava seu filho e mostrava para a platéia , e o moleque tinha uns 3 anos, imagina o espanto da criança vendo aqueles doidos urrando.

Eddie Vedder disse que o público era melhor do que Seatle.Disse em português , estava lendo , mas mesmo assim du caralho , que a banda sempre ficava impressionada , porque , em diversos lugares que eles fizeram shows tinha sempre uma bandeira do Brasil.

Os artistas sempre dizem que os melhores públicos são o do Brasil e da Argentina.Na Argentina é foda, tenho um dvd do Sepultura que antes da banda entrar , os fãs começam a cantar como se estivessem em um estádio de futebol;levam guarda-chuvas , faixas , doideira total.Aliás no show do Pacaembu do Pearl Jam vi um cara com uma camiseta parecia do River Plate , atrás estava escrito Pearl Jam , deveria ser do Chile , Peru , algum desses países.

Achei muito louca uma tatuagem de um fã do Pearl Jam , era o logo da banda.Quem tinha que estar assistindo o show era fã mesmo, percebi que tinha gente que nem sabia o que estava fazendo ali.Um imbecil de 1,90 de altura na minha frente , com a cara fechada , não se mexia , parecia que estava num enterro , que raiva que me deu , não está gostando , vaza filho da puta.Foi bem na hora do “Do The Evolution”dei um empurrão no cara , nem percebeu quem foi.

Um outro cara falou pra mim que eu o estava empurrando , nem tinha começado o show , falei não to empurrando , o cara “estou brincando”, eu queria ver o Pearl Jam , não queria saber de mais nada.Um doido e uma mina conversando sem parar , não estava mais aguentando , tem pessoas que gostam que as outras fiquem sabendo de toda a vida delas , ah , vão se fudê.

Eddie Vedder dedica a música “Man on the hour”para Johny Ramone.”Man on the hour” faz parte da trilha-sonora do Peixe Grande(Big Fish) .O Pearl Jam já participou de algumas trilhas-sonoras , as quem eu me lembro são: “Últimos Passos de um Homem” ( Dead Man Walking) , Singles-Vida de Solteiro ,” Uma Lição de Amor”( I Am Sam).

Falando mais uma vez em português Eddie diz que sente muita falta do amigo Johny.O público começa o He Ho Let’s Go característico dos Ramones, Eddie olha para o céu e fala”Johny , está escutando?”.

Depois tocaram I Believe em Miracle , eu vejo um cartaz no meio do público que está escrito “We Believe in Miracle”.É , na verdade esse deveria ser o nome da turnê , porque muitas pessoas pensavam na música do Ramones , quando se tratava de ver o Pearl Jam no Brasil.Esqueci de comentar , quando entrei no Pacaembu , estava tocando Ramones .Lembro que uma vez cantei o refrão dessa música quando ganhei do meu brother Alessandro no tênis lá em Serra Negra. Era e agora é mais difícil ainda ganhar do cara no tênis.

Hadil , você lembra quando coloquei o nick no MSN , em que a frase era essa”Tatoo your name in my arm”? era dessa música dos Ramones , que o Pearl Jam ainda bem, fez uma versão matadora também.Ha , você estava comigo o tempo inteiro no show.

Eddie Vedder esteve aqui em 1996 para ver o último show dos Ramones.E aconteceu uma coisa engraçada , ele estava lá assistindo o show , sossegado , meio disfarçado , aí um cara perguntou assim meio sem acreditar “Você parece o Eddie Vedder” o próprio “Sou eu mesmo”.

Olé Olé Olá , Pearl Jam Pearl Jam , o estádio inteiro cantando .

Encontrei a Julia na Faculdade , mesmo estudando há dois anos com ela só fui perceber que ela tambem era fã do Pearl Jam na segunda-feira após o show , disse que ficou na grade e que Eddie Vedder mandou um beijo pra ela , cool.

Stone Gossard abandonou a guitarra e foi cantar a música “Don't give me no lip” canta bem o desgraçado.Ele e Mike Mccready são dois guitarristas expecionais , fazem o que querem com a guitarra.Jeff Ament é um puta músico também.No último dvd que o Pearl Jam lançou , eles ficam estendendo as músicas por uns 10 minutos , com a maior naturalidade possível , du caralho.O legal é que nos últimos álbuns todos começaram a compor , letras , músicas , show de bola.

Última música de um dia inesquecível, “Yellow Ledbetter”, Stone Gossard vai pra bateria e Matt Cameron para os violões.

No finalzinho , Eddie Ficou acompanhando a música dizendo”Obrigado Brasil , Obrigado Brasil no ritmo da música”.

PUTA QUE PARIU!!

Esse era um show que nunca deveria terminar.Voltei a pé pra casa , liguei do orelhão para a minha mãe para agradecer pela verba e ainda disse”Mãe , te amo”

O rock and roll é mesmo foda!!!

O Pearl jam é foda!!!

A vida é foda!!!

É só ter um pouco de Rock And Roll que fica tudo bem.

Porque apesar dos nossos defeitos , tentamos ser melhores homens , com rock isso é possível.




Set-List :

Go,Hail Hail,Animal,Green Disease,Corduroy,Given To Fly,Even Flow,Faithfull,Untitled,MFC,Porch,I Got Shit,Once,Glorified, Do The Evolution,Betterman,Alive, Man Of The Hour,I Believe In Miracles,Last Kiss,Don't Gimme No Lip,Rearviewmirror ,Save You,Black,Jeremy eYellow Ledbetter.

12 comments:

Anonymous said...

Fala, cara! Eu bem que queria escrever alguma coisa sobre o show (fui no sábado), mas não estava com a inspiração necessária e não queria fazer qualquer coisa só por fazer. Mas o seu texto já resolve tudo. Ducaralho!
Abraços

Pedro Pellegrino said...

Valeu Rodrigo!!!

Palmeiras , Rock and Roll e cinema.

Grande abraço.

Anonymous said...

Caraca!!!
Fiquei sem palavras só imaginando o que estava relatando sobre essa sexta-feira, eu estava com muita vontade de ir mas não aconteceu, é a vida, mas parabens eu quase consegui voltar ao tempo e sentir um pouco do que vocÊ sentiu. abraço

Pedro Pellegrino said...

Brigadão Lucio.No próximo a gente vai junto.Abraço.

Anonymous said...

Bacana que você curtiu o espetáculo. Na boa ?! Pra mim fazer uma peça que fala de rock and roll é juntar dois amores e se divertir pra caramba !
Um beijo e apareça quando quiser.
Dany

Anonymous said...

pearl jam me faz lembrar da minha adolescência. talvez por isso eu goste tanto do disco "ten".

Carlos Carah said...

muita foda, irmão.

abraço,

carca

Pedro Pellegrino said...

Valeu! Abraço a todos.

joeli pimentel said...

E ai Pedro na boa véio? Cara joguei mais um tempo mas não era mais jogar bola o que eu queria pra minha vida. Escolhi o palco.
abs

Anonymous said...

E ai Pedro na boa véio? Cara joguei mais um tempo bola mas meses depois parei e desde então só fiz teatro.
abs
joeli

Anonymous said...

E ai véio na boa? Blog novo? Vi seu comentário no meu blog mas não consegui responder. Tento agora responder no seu quem sabe vai. O teste no time do londrina foi bacana, mas na mesma época estava ensaindo uma peça aos sábados e os jogos do time também eran aos sábados acabei ficando no teatro.
abs
Joeli Pimentel

apaulasiewerdt said...

Me emocionei, só isso!